Neste espaço quero que vocês socializem o que discutiram durante a leitura dos capítulos do livro "O que é realidade?"
Fiquem à vontade para questionar os colegas, discordar ou concordar, sugerir, em fim... contribuir de forma sadia e educada com nosso aprendizado.
O que é realidade?
ResponderExcluirA Edificação da realidade
A ideologia surgiu com o propósito de modificar a verdade que as instituições impõem, as instituições querem camuflar alguns assuntos e a ideologia tem outra visão.
A importância e a credibilidade que as instituições trazem para as pessoas são de origem histórica, passando de geração em geração, através de lendas e mitos.
Exemplo de uma ideia institucional: “os pobres só são pobres porque não se esforçam e não trabalha o suficiente para progredirem e assim ascenderem socialmente.” a ideologia contradiz a ideia da instituição, na ideologia é nosso sistema que mantêm as classes economicamente inferiores.
A aluna Nina pediu para postar o resumo do grupo dela no blog:
ResponderExcluirResumo do capítulo 1: “Caia na real”
“Caia na real” é uma gíria brasileira recente, significando um apelo para que nosso interlocutor deixe de sonhar ou de fazer planos mirabolantes e utópicos e volte à realidade, volte a ter os “pés no chão”.
Realidade, quase nunca paramos para pensar em seu significado, o conceito nos parece tão óbvio! Todavia, o óbvio é mais difícil de ser percebido.
Muitas ciências, especialmente as humanas, trabalham com o conceito de realidade. Na Psicologia, o seu significado é menos pensado e questionado. Em geral, tais pessoas consideram óbvias demais ou respondem com frases feitas pelo senso comum: “realidade é como o mundo é”.
Um quadro a óleo, pintado com uma paisagem composta por plantas não é real e sim uma representação do real, um segundo “nível” de realidade seria: tintas, tela e madeira, existe uma realidade que capto com minha sensibilidade, emoção e outra de maneira física. Assim, o quadro é diferente para o espectador, para o carregador de mobílias e para o cientista. A árvore que serviu de modelo ao pintor é diferente para ele, para o jardineiro e para o agrônomo.
Ao fundo da imagem corre um regato de águas claras que tem um sentido diferente para a lavadeira, o jardineiro, o químico, o caminhante com sede, o desportista (natação) e o incauto que se afoga por não saber nadar.
Nestes exemplos foram considerados apenas elementos do chamado “mundo físico”. Quando se trata de fatos humanos, culturais e sociais a coisa cresce em complexidade.
Realidade, portanto, é um conceito extremamente complexo, que merece reflexões filosóficas aprofundadas. O homem não é um ser passivo, que apenas grava aquilo que se apresenta aos seus sentidos. Pelo contrário: o homem é construtor do mundo, o edificador da realidade. No entanto, ele percebe-se submetido à ela, ou seja, conduzido por forças (naturais ou sociais) sobre as quais ele não tem e não pode ter controle algum.
A realidade do rio é diferente para o cientista (H2O) e para o pescador. É o cientista quem teria as chaves com que se abrem as portas da realidade última das coisas. A realidade desvelada pela ciência é uma “realidade de segunda ordem”, construída sobre as relações do dia-a-dia que o homem mantém com o mundo.
Os “níveis” de realidade caminham junto com os “níveis” de verdade. Não há porque se considerar as verdades científicas como sendo mais “verdadeiras” (ou mais seguras) do que as verdades estéticas ou filosóficas, cada uma delas apresentam seu grau de valor no seu contexto especifico.
A questão da realidade (e da verdade) passa pela compreensão das diferentes maneiras de o homem se relacionar com o mundo.
De certa maneira, a realidade da vida cotidiana se impõe a nós com todo seu peso.
A realidade da vida cotidiana é, se pode dizer assim, a realidade por excelência, na qual movemos como o peixe na água.
O texto nos leva a refletir sobre a nossa realidade que vivemos hoje em dia, sobre a consciência humana, que é uma consciência reflexiva, ou seja o homem pode pensar em si próprio, tornando seu objetivo junto a reflexão.
ResponderExcluirO que é realidade
ResponderExcluirRealidade Científica
Atualmente tendemos a aceitar apenas fatos que sejam cientificamente provados, mesmo que não entendamos nada do que vem a ser ciência. O poder da ciência na definição da realidade deriva-se de seu enorme poder para transformar o mundo e até reduzi-lo a pó. A ciência é apenas uma das formas de se construir e entender a realidade, as coisas se apresentam a nós de acordo com o nosso ponto de vista sobre elas. Aquilo que hoje é tomado como verdadeiro, amanhã poderá deixar de sê-lo. A verdade depende de dois fatores, sua localização na história do conhecimento e sua validade num determinado setor da realidade. A realidade construída pela ciência e a realidade de segunda ordem, por que através do nosso cotidiano partem as construção cientificas.
hoje em dia os meios de comunicação como o celular,as redes sociais ,televisão radio e etc.E quase que um vicio, não vivemos mais sem,somos quase que dependentes deles, mas vejo que tem seus pós e contra cabe a cada um decidir usar certo ou errado!
ResponderExcluirA comunicação é importante falar ideologia ter outra visão também credibilidade ter instituições outras pessoas origem, tradicional, através lendas e mitos.
ResponderExcluirA árvore que serviu de modelo ao pintor é diferente para ele, para o jardineiro e para o agrônomo.
ResponderExcluirEste exemplo, mostra como pode ser diferente a realidade em nosso meio.