Aula 5 - O que é realidade?



Em nossa quinta aula discutimos o livro O que é realidade? de João Francisco Darte Júnior:








      A obra do autor é dividida em seis capítulos em que alguns de seus subtítulos são expressões que não nos dizem nada concreto, o autor nos apresenta diferentes conceitos do que é realidade, fazendo nos pensar sobre fatos do nosso cotidiano. O autor relata sobre o homem que constrói seus fundamentos de realidades, para cada ser vivo que habita em um diferente lugar existe uma diferente realidade, que se submete a forças naturais e sociais, tendo por sua percepção uma problemática de evolução e de raciocínio, de forma a interpretá-las de maneira que possibilita conexão de solução práticas às formas desconhecidas, sendo elas por atitudes filosóficas, cientificas artística ou religiosa, e as demais expressões que evoluem no meio social. Somente o homem pode ser construtor de suas diferentes realidades, diferenciando-se dos demais seres vivos; esta é a diferença entre homem e animal, o animal irracional não pode desprender-se de seu ambiente real e nem viajar em seus pensamentos como o homem no seu presente, no seu passado e no seu futuro. 

      Como através da palavra podemos viajar por lugar conhecidos e imagináveis e conhecer um universo imediato. O mundo pode se dize que é uma criação humana, tudo que se dá nome é uma realidade, e que faz parte de um mundo especificado através da linguagem que é primordial para fundamentar o conceito real. Interpretamos realidade rotineira de soluções práticas que no nosso dia a dia nos sugere decisões de imprevistos de nossa vida, que nos faz agir sobre raciocínio lógico do que devemos ou não fazer, seguindo nossos propósitos. Sendo assim evidencia-se realidade determinante, aquela que esta sobre arbítrio de nossas decisões para casos concretos de maneira conceitual que se legitima em todo o aspecto que se vivencia no nosso cotidiano. Para isso devemos manter o cuidado de assegurar um meio de rotina previsível sem que cause mudanças bruscas em nossos hábitos de forma a sermos mantenedores do mundo real como nos o conhecemos.Tendo assim um meio de nos socializarmos entre nos e aprender a ver um mundo como é entre todos a partir daí podemos evoluir na base da sociedade, família e demais instituições, ou melhor, com diferentes gêneros de vida em uma sociedade. O autor nos afirma que só pode ser titulada como realidade o que é comprovado cientificamente, e que conforme a evolução dos seres humanos o que era real ontem hoje pode já não ser mais, a realidade pode ser modificada todos os dia.


      Ainda sobre o tema O que é realidade?...


     Durante a nossa existência construímos várias formas de pensar, inicialmente partimos do conhecido para o desconhecido e sempre buscamos novas formas de conhecer. Quanto mais buscamos compreender o mundo que nos cerca, mais percebe m os a infinidade do universo. Utilizando uma imagem de Escher, disponível na Wikipédia em: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Escher%27s_Relativity.jpg. Acessado em 12/09/08, convido  vocês para observarem os seus detalhes:


10 comentários:

  1. Muito interessante esse livro onde o autor nos faz refletir sobre várias faces do que é realidade, na questão da realidade científica nos alerta que a sociedade atual possui a tendência de acreditar apenas nos fatos que sejam cientificamente comprovados mesmo que não entendamos nada do que vem a ser ciência.
    A ciência é apenas uma das formas de se construir e entender a realidade, pois nasce de um jogo dialético entre o homem e o mundo físico, entre a consciência e o trabalho humano e a materialidade das coisas.
    A questão da verdade depende de dois fatores: sua localização na história do conhecimento e sua validade num determinado setor da realidade. Aquilo que ontem era tomado como verdade pode ser modificado. Podemos concluir então, que deve se ter cautela quando certas verdades nos forem apresentadas, não devemos desprezar totalmente nenhum tipo de conhecimento, seja científico ou comum, Cada tipo de conhecimento tem sua importância dependendo do contexto de uma determinada realidade.

    ResponderExcluir
  2. O livro o que e realidade e muito bom para percebemos que o autor exclarece sobre a realidade do nosso mundo, essa realidade e muito mas cientifica do que realista. Cientifica por que eles tenta sempre modificar e não deixa apenas uma do jeito que deve ser, eles sempre modifica e nesse ponto não torna realista. O autor mesmo nos faz ver que não e realista por exemplos as pessoas acaba tornando seus semelhantes como um qualquer nao tem carinho afeto e isso surge muito em casos de crianças criadas com babas, em creches e ate mesmo naquelas escolas de periodo integral. Com essa realidade muitos pais nao tem dialagos com seus filhos, irmãos, ate mesmo colegas de serviço, pois eles ignora e esquecem o que realmente e uma verdadeira realidade. Por exemplo no filme matrix e um tipo de ralidade inventada e não realista esclarecida. O nosso mundo esta em um nivel onde varias coisas e mas fantasias do que real.

    ResponderExcluir
  3. O autor Duarte Junior diz que a realidade e complexa e devemos tomar cuidado no contexto que a palavra Certa inserida, sem antes fazer um estudo minucioso a respeito. Então o filme Matrix e complexo mas a quem acredita no sistema uniformizado que dita regras como o poder autoritário. Assim como tem aquelas que acreditam num mundo democrático, onde respeito,dignidade, ética e moral são valores necessários aos seres humanos para que possam viver uma realidade de liberdade e consciência de que cada individuo torne um cidadão critico e interagido com o meio ambiente

    ResponderExcluir
  4. O que é realidade? "Depende do ponto de vista", uma simples notícia de Jornal pode ser interpretada de várias formas.
    o autor inicia o livro mostrando o quanto esta palavra é carregada de significados, para isso utilizou exemplos interessantes como o da água que embora o químico, o jardineiro, o caminhante com sede e a lavadeira percebam a mesma em aspectos diferentes, ela não deixa de ser água, ou seja, não podemos "singularizar" os diferentes olhares em relação à algo nem atribuir maior importância há um conhecimento e desprezar outros.

    ResponderExcluir
  5. A fala do autor sobre o que é realidade nos faz refletir em vários aspecto do que realmente acreditamos ser realidade, seja cientificamente provado ou não. Para o homem a realidade se constrói a partir de seus conceitos de realidade, dependendo do local onde está inserido e o seu meio social. Não ha uma realidade unica e sim varias realidades. Ao cientista cabe manipular setores determinados da realidade, construindo modelos representativos e explicativos. Os filósofo se ocupa da compreensão de como o homem percebe e compreende o mundo, instaurando a sua realidade.

    ResponderExcluir
  6. A realidade e o conceito extremamente complicado , ou seja, toda construção humana , seja, na ciência , na arte, na filosofia ou na religião trabalha com o real . E fundamental compreender que a realidade não e algo dado ou pronto. O homem e construtor do mundo , o edificador da realidade.

    ResponderExcluir
  7. O texto nos traz uma consiência humana, porém reflexiva, onde o homem pode pensar por si próprio, tornando como objetivo sua reflexão,e é através da palavra que o homem pode através da do pensamento estar em regioes não alcançáveis pelo sentido do aqui agora,assim a realidade não é algo pronto, e sim algo a ser criado , descoberto.

    ResponderExcluir
  8. O livro o que é realidade muito bom é importante, autor desse explicar realidade o nosso mundo essa realidade ter cientifica vários mais importante.
    Parece igual filme é Matrix mais importante realidade.

    ResponderExcluir
  9. A realidade é um termo complexo, porque cada pessoa tem uma realidade diferente, pode ser que a realidade dela não seja a mesma das outras e assim vai. No meu ponto de vista cada ser humano tem a sua realidade.

    ResponderExcluir
  10. São abordados fatos do nosso dia dia que nos fazem pensar no que realmente é a realidade. O autor não diz que há apenas uma realidade, porem que cada pessoa tem uma realidade diferente pra si próprio, e que esta pode variar inclusive de acordo com o meio em que este ser vive, podendo ser impulsionado por ações naturais do tempo ou até mesmo por ações sociais que o fazem pensar de forma diferente e única sobre temas religiosos, científicos, políticos e dentre outros. Logo estas convicções faz de cada pessoa o único responsável por sua própria realidade pois este tem a capacidade de sair de seu âmbito real e natural e viajar em seu próprio mundo de pensamentos e suposições.

    ResponderExcluir