Aula 4 - O Mito da Caverna (Platão)

Na quarta aula falamos sobre o Mito da Caverna de Platão então trago um texto de Rafael Santana Soares explicando um dos textos filosóficos mais famosos e associando-o com os meios de comunicação

O Mito da Caverna
Rafael Santana Soares


     Platão foi um grande filósofo, e o Mito da Caverna é muito interessante porque reúne as condições psicológicas do ser humano. Podemos observar que a história fala que havia homens aprisionados em uma caverna, e esses homens nunca tinham visto o mundo em sua forma natural, eles apenas viam sombras (a cor cinza da vida).
      Conta Platão que um desses homens conseguiu escapar das correntes com que era aprisionado. Esse homem que escapou foi o único que conseguiu ver a realidade, por isso também queria leva-la para os outros que estavam aprisionados dentro da caverna, mas, como eles acreditavam que a verdadeira realidade era aquela das sombras, não confiaram no que aquele homem que dizia conhecer a verdadeira realidade estava dizendo, por isso pegaram-no e o mataram.
     Platão elaborou essa fábula para que as pessoas pudessem perceber que há muitas coisas que nós acreditamos em função do nosso modo de pensar. Na historinha em quadrinhos do Piteco, elaborada por Mauricio de Sousa, baseada no Mito da Caverna, o autor faz uma espécie de comparação entre aqueles tempos remotos e hoje, mostrando alguns homens assistindo à televisão. No meu ponto de vista, Platão queria nos mostrar que aqueles homens primitivos se encantavam assistindo às sombras e achavam que a vida deles fosse apenas isso e nada mais, e Mauricio de Sousa retrata que os tempos de hoje estão se tornando semelhantes ao Mito da Caverna, porque do mesmo modo que aqueles homens primitivos ficavam obcecados por aquelas sombras, os homens de hoje em dia estão obcecados pela televisão e por outros meios de comunicação.

História em quadrinhos adaptada da Turma da Mônica, As Sombras da Vida com Piteco, de Mauricio de Souza. A versão original dessa história encontra-se em www.turmadamonica.com.br
    
      A mídia está trazendo danos à saúde da população atual. Por causa da televisão, o índice de obesidade aumentou muito, já que as crianças, os jovens e até mesmo os adultos passam mais tempo diante dela do que cumprindo com suas obrigações. As crianças estão se tornando mais agressivas por causa dos filmes, desenhos e seriados. As novelas levam o sexo para as pessoas de qualquer idade e, por isso, o índice de natalidade aumentou tanto, com as pessoas fazendo filhos cada vez mais cedo. Muitas crianças nunca tiveram um contato maior com a natureza nem com alguns animais porque a televisão mostra essa natureza e esses animais de forma comum, isso traz uma realidade inexistente a essas crianças, tirando assim a curiosidade delas.

10 comentários:

  1. O mito da caverna foi escrito pelo filósofo Platão, ha muitas e muitas décadas,mais está tão presentes no nosso dia a dia, as pessoas estão alienadas a mídia e outros meios de comunicação, as pessoas assistem os fatos e não questionam se realmente é verdade, não fazem uma reflexão sobre os fatos. Portanto, entendemos que precisamos sair de nossas cavernas, para podermos conhecer as realidades, a verdade do que estamos vivenciando.

    ResponderExcluir
  2. O mito da caverna e uma simbologia, uma critica, com a finalidade de mostrar o indivio o sentido da realidade e o irreal, neste sentido existe um conjunto de ideias que preocupa com a formação do sujeito.

    ResponderExcluir
  3. O mito da caverna retrata o mundo das aparências em que vivemos, onde o sujeito alienado, passa a comportar como prisioneiro da sua própria realidade, comprando, consumindo e adquirindo produtos lançados pela mídia.

    ResponderExcluir
  4. No mito da caverna os "prisioneiros" somos nós, que acreditamos só nos meios de comunicações que temos acesso na nossa vida inteira. Vamos nos libertar quando conseguirmos nos soltar dessas influências que esses meios de comunicações nos prendem, assim vamos "sair da caverna".

    ResponderExcluir
  5. Esse texto relata várias discursões, sobre as condições psicológicas do ser humano, onde se é possível notar, as descobertas, através do novo, desconhecido, e sempre buscando inovações p sairmos da imagem obscura que vivemos, dar oportunidade ao real.

    ResponderExcluir
  6. O mito da caverna nos dias atuais,todos nos estamos presos na caverna,são crianças e jovens alienados pelas redes sociais, televisão,aparelhos celulares e computadores, e os adultos presos na mídia,Ex Carro do ano , na moda e programas de governos como a bolsa família,as pessoas tem medo do novo e não buscam os seus direitos,para que as mudanças aconteçam.

    ResponderExcluir
  7. O mito da caverna tenta nos passa que os próprios prisioneiros somos nos, mas as pessoas não percebe isso acha que isso não e influencia mas infelizmente e. Podemos ver que somos prisioneiros as mídias, as comunicações as redes sociais, pois falamos amém para tudo os que eles nos passa não passamos a saber se realmente e verdadeiro se realmente foi aquele o acontecimento. Ele e um textos que acaba passando para quem ler o que esta acontecendo com a vida dos seres humanos, e mesmo assim as pessoas não acreditam.

    ResponderExcluir
  8. O mito da caverna: As pessoas não conhecer diferentes dentro caverna, depois homem fui sozinho la visual diferente realidade agora volta dentro caverna contar realidade pra pessoas mas pessoas não acredita realidade.
    Porque pessoas não conhecer a realidade acredita toda a informação que MCS, televisão, internet, rádio vários mostra igual as pessoas que vivia dentro caverna não faz critica não ter opinião própria não pergunta aceitar não sabe verdade.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia muitas pessoas não vivem diferente, do jeito do mito da caversa, pois vivem num mundo muito além da realidade, e ficam pressas nesse mundo, e não vêem como é de fato a realidade.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ter sido escrito à tantos anos, o Mito da Caverna e tão atual quanto a tecnologia que nos cerca, no mito os homens eram levados a crer que a única verdade era a que eles enxergavam nas sombras refletidas nas paredes das cavernas, hoje somos levados a crer que a televisão é possuidora de toda informação, que devemos viver de acordo com o que nos é mostrado, que devemos nos vestir como determinada marca quer, que devemos usar o determinado tipo de produtos que algum ator famoso usa e que devemos abrir mão de nossas próprias opiniões e passar a aceitar as informações distorcidas, forjadas e alteradas que a tv nos dá e que se ousarmos a mostrar ao mundo outra forma de pensar podemos passar por uma censura forte, que nos fazer acreditar que realmente estamos errados, assim como o homem que voltou a caverna para contar aos outros o que tinha descoberto com relação ao mundo real e acabou sendo morto pelos mesmos . Não podemos deixar que criem nossas opiniões nem que nos impeçam de falar, pois o direito de expressão é de todos nós e como cidadão pensantes devemos evitar uma alienação "global".

    ResponderExcluir