Durante a primeira aula deste curso, falamos sobre os mitos dos Meios de Comunicações Sociais (MCS). Segundo o texto de ZANATTA (1996) os MCS "têm um brilho especial, uma presença diante da sociedade que nos obriga a ajoelhar-nos diante deles e por isso mesmo não temos nenhum estímulo para criticá-los e nem questioná-los."
Zanatta (1996) destaca alguns mitos dos MCS, sendo eles:
- O mito do espelho: Os meios de comunicação dizem - é com você que eu quero falar, vêm cá. Assiste isto. Come aquilo. Compra isso. Assiste este filme, etc - Desta forma eles me fazem me ver lá, tanto nos conteúdos das novelas como das notícias.
- O mito do programa "ao vivo": Ver um conteúdo "ao vivo" nos dá um prazer especial e também nos passa a sensação de que toda a realidade está sendo mostrada. Dizemos que - Porque é "ao vivo", não têm mentira - quando na realidade, a emissora somente transmite o que ela quer e o que nós gostamos de ver.
- O mito da credibilidade: Os MCS nos convence de que os repórteres que estão trabalhando em TV e outros meios de comunicação são testemunhas da história. Ninguém, no entanto, percebe os cortes que são dados em qualquer matéria.
- O mito do heroísmo: Pensamos que as pessoas que trabalham na TV são heróis. O mesmo acontece para o rádio. Você fica doido para conhecer a pessoalmente o locutor, porque ele têm uma voz bonita.
- O mito da palavra: Temos tradições verbalísticas que nos vêm de Portugal. Nós adoramos a palavra. O mito da palavra escrita é mais forte ainda. Porque você escreve aquilo que viu e acredita nisso e fica para sempre. Isso dificulta a compreensão e a crítica o veículo.
- O mito do poder celestial: O povão acha que a imprensa pode tudo. Enquanto continuarmos achando que são todos poderosos, os donos de jornais, jornalistas, as rádios e TVs, vamos continuar de quatro diante deles, boquiabertos e achando tudo maravilhoso e que os MCS detêm a única verdade.
Para elucidar ainda mais nosso aprendizado assistam ao vídeo "Mitos na Comunicação" que trata do assunto discutido na aula. O link é http://www.youtube.com/watch?v=IxN-c7xFzns.
Referencial Bibliográfico:
ZANATTA, Carlos. Os mitos da comunicação. Revista Mundo Jovem, setembro/96.
Referencial Bibliográfico:
ZANATTA, Carlos. Os mitos da comunicação. Revista Mundo Jovem, setembro/96.
Adorei o vídeo! Mostra claramente como os mitos modernos são apresentados a nós e como pode ser difícil identificá-los e tomar uma posição mais crítica em relação a eles.
ResponderExcluirAchei muito interessante o texto e o vídeo, eles nos mostra que os mitos de forma direta e indireta influência a sociedade. A mídia é responsável por transmitir, mostrar e vender seus produtos para uma camada de consumidores que se deixa levar para o tal consumismo.
ResponderExcluirDentre todos os textos propostos dentro da sala de aula, em minha opinião esse foi o mais interessante, uma vez que o mesmo traz a realidade de uma sociedade protagonizada por nos , e que o roteiro e proposto pela mídia, onde esta empoem todas as características a serem seguidas, como qual a roupa devemos usar, as palavras a serem ditas e ate o que devemos comer.
ResponderExcluiro texto e o vídeo e muito interessante pois são relatos dos quais demostra a realidade tanto na palavra quanto no consumismo do qual muitas vezes somos refém.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtravés do texto e o vídio, pude relacionar de um modo geral a relação entre influência e sociedade.Onde os meios de comunicações são responsáveis pela auto imagem de produtos,onde o consumidor sempre é o alvo do consumismo, do auto valor de ter e não de saber ter.
ResponderExcluir• O mito do espelho: Televisão também rádio fala informação promoção vários, eu copiar-me espelho nos meios de comunicação.
ResponderExcluirMCS me mandar todas várias comprar.
• O mito do programa: as pessoas ver televisão é ao vivo, mas é mentira não verdade fingir televisão, o quer e o que nós gostaríamos o que ela quer e o que nós gostaríamos de ver.
• O mito da credibilidade: Televisão globo disse é verdade pessoas acredita, mas você vê realidade que o veículo de comunicação quer transmitir.
• O mito do heroísmo: Pessoas pensar repórter ou locutor. É herói.
• O mito da palavra: Porque você escreve aquilo que viu e acredita nisso e fica para sempre.
• O mito do poder celestial: Achou pessoas falar verdade causa poder televisão vária, pessoas pensou MCS detêm a única verdade.
Sobre o mito do espelho, mito do programa, mito da credibilidade, mito do heroísmo e o mito celestial. O que mais vemos acontecer, todos os dias, é o mito da credibilidade, que nada mais é, uma noticia, uma reportagem ou coisa parecida, é dita em um jornal, ou no fantastico ou qualquer programa muito assistido, a população acredita sem duvidas daquilo ser verdade. Sendo que na realidade, não são todas as coisas que são mostradas que são verdade.
ResponderExcluirDe acordo com o texto estudado, é interessante observarmos que estamos rodeados por mitos e tendências impostas a nós, que sem nem ao menos suspeitamos acabamos sucumbindo a varias delas, quando nos sentamos em frente a um televisor, uma avalanche de informações, é derramada sobre nós, o qual se não tivermos um discernimento sucinto e equilibrado do que realmente nos cabe, acabamos aceitando tudo o que é nos imposto e acabamos por virar verdadeiros fantoches das mídias.
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